Blog

17

dez

EMPRESAS NÃO MORREM DO DIA PARA A NOITE


Empresas não morrem do dia para a noite

Você tem prestado atenção em todos os seus passos? Em toda a sua caminhada? Não tenha foco somente no resultado! Tudo que acontece remete ao seu sucesso ou fracasso.

Durante a minha jornada contábil, que em 1993 iniciei neste mundo de rotinas, compromissos, obrigações e controles, o start foi através da ocupação de estagiário não remunerado, naquela época ainda sendo realizadas as tarefas e obrigações das escriturações fiscais, cálculos dos tributos e emissão das guias manualmente, por vezes de forma mais avançada com o uso da imobilizada Máquina de Escrever. Seguindo assim a implantação da Tecnologia em massa, das mudanças nas rotinas das empresas, implantação do Estatuto das Microempresas, criação do SuperSimples Federal, em seguida surgiu o Simples Nacional (unificando o Estatuto da ME/EPP e o Regime Especial de tributação) com o foco em favorecer de forma mais sólida e abrangente os Micro e Pequenos Empreendedores, a criação do MicroEmpreendedor Individual. As obrigações acessórias cada vez mais automatizadas, inclusive com as suas entregas de formas imediatas, chegada do SPED com as Notas Eletrônicas, expansão para as Declarações Fiscais, Contábeis e as diversas obrigações previdenciárias, trabalhistas, IRPF, Carnê Leão, e assim sucessivamente.

Dentro de todo esse cenário evolutivo tecnológico, que do meu ponto de vista profissional, a cada nova mudança, veio em conjunto, a necessidade de se entender e investir mais em Gestão, Investimento, Tomada de Decisão e Liderança, Planejamento, Tecnologia, para que assim a execução dos projetos e das pessoas envolvidas tivessem êxito.

Mesmo com tanta informação, os empreendedores, vezes aventureiros, vezes leigos no negócio, tratando seus recursos intelectuais e financeiros como se participassem de uma loteria, sem o mínimo de conhecimento necessário para avaliar o mercado, política, região e até a evolução tecnológica, se arriscavam investindo tudo num CNPJ sem base ou análise dos riscos. Com isso o resultado poderia até ser positivo, se contasse com uma BOA SORTE, mas a maioria estaria fadado ao fracasso por conta da sua desinformação, seu desconhecimento e imaturidade.

Por isso, afirmo em dizer que uma EMPRESA NÃO MORRE DO DIA PARA A NOITE, talvez possa já iniciar FALIDA, os sinais são dados a todo momento. Investir sem conhecimento não é sinônimo de fracasso, mas é muito mais provável a derrota do que um sucesso inesperado, imprevisível.

Investir numa empresa requer habilidades, não somente financeira, a necessidade é muito mais ampla. Faz-se entender obrigatoriamente de Gestão, Liderança, Planejamento Tributário e Financeiro, sem esquecer do conhecimento pleno do seu produto ou serviço oferecido. Estudar, investir e interagir dentro do seu nicho é uma tarefa diária.

Agora estamos às vésperas de um novo cenário empreendedor no País com o avanço da REFORMA TRIBUTÁRIA. Vai ignorar essa movimentação? vai pagar para ver? ou vai se antecipar, estudar e entender quais serão os riscos e oportunidades com a sua implantação e saber como de fato isso irá impactar o seu negócio, mesmo sendo Micro ou Pequeno?

Francisco de Assis Melo Júnior

Contador – Empresário Contábil

Perito Judicial

CEO e Fundador da FAM CONSULTORIA

Membro da Comissão de Ensino e Eventos da APCTERE

Diretor do SESCON/RJ

 

Fonte: Revista SESCON/RJ – Edição n. 170


Compartilhe:

2024 © FAM Consultoria e Perícia - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital